Você que está sempre atento às inovações e tecnologias do mercado digital já deve ter ouvido falar de chatbot.

O desenvolvimento das tecnologias de comunicação é simplesmente irrefreável. Cada vez mais surgem inovações que transformam nosso dia a dia, e quando nos damos conta, nem lembramos mais como eram nossas vidas antes daquilo tudo.

E o chatbot é uma dessas inovações surpreendentes que veio desse, praticamente meteórico, avanço tecnológico.

Para entender melhor como usar essa tecnologia a favor do seu negócio, preste atenção até o final deste artigo, pois temos informações privilegiadas para você.

O que é Chatbot?

Essa é uma ferramenta que está ganhando fama no mercado, e com certeza pode ajudar muito na automação de relacionamento com sua audiência.

Chatbot é uma tecnologia de conversação automatizada, capaz de simular diálogos com outras pessoas que entram em contato com a sua interface.

A ideia é oferecer agilidade na entrega de informações que os seus clientes precisam, programando chatbots (“robôs de conversa”) para responder uma rotina de perguntas pré estabelecidas.

O chatbot responde as perguntas dos leads de forma automatizada

Conforme o usuário da internet interage, ele entrega respostas de acordo com o que foi solicitado pelo cliente.

Essa ferramenta tem seu uso mais comum em páginas do Facebook, mas também é aplicada em outras plataformas.

Até mesmo em mensagens SMS é possível utilizá-lo. No caso de se utilizar com o Facebook, ele é um aplicativo que deve ser integrado ao Messenger da sua página.

Pode parecer que essa é uma ferramenta revolucionária, mas na verdade ela já tem mais de 20 anos de idade. Em 1995 já existia a primeira tecnologia de automação conversacional online, o Verbot.

Okay, você já entendeu o que ele faz, mas talvez ainda não tenha ficado claro para você por que essa ferramenta pode ser útil no seu negócio. Então vamos falar disso agora.

Para que serve o Chatbot?

Esse tipo de ferramenta é ideal para quem busca ter melhor performance com seus canais de comunicação, em especial com o Facebook.

Ele permitirá que você atenda seus clientes de maneira muito mais rápida, o que vai otimizar o engajamento das pessoas com a sua marca.

Entenda que o grande diferencial dessa tecnologia é entregar informações precisas para seus leads de maneira ágil.

Usando o chatbot você poderá acelerar os processos de conversão do seu negócio, quando acontecem via chat online.

O Chatbot atua no atendimento ao cliente de forma mais rápida e assertiva

A ferramenta representa ganhos tanto para o negócio quanto para os usuários.

O negócio ganha em produtividade, uma vez que pode economizar muito tempo com a programação das rotinas de perguntas mais habituais.

E o usuário ganha em experiência de uso, pois acaba encontrando rapidamente as informações que precisa sem depender da boa vontade de outra pessoa.

Outro ponto muito positivo com o uso de chatbots no Facebook é o fator de relevância que sua página ganha justamente por proporcionar respostas rápidas.

Quando alguém buscar o Messenger da sua página verá a seguinte mensagem: “costuma responder em poucos minutos”. Isso, para a experiência de uso do Facebook, é excelente.

Entretanto, fique atento. Por enquanto a taxa de entrega das mensagens nos chatbot tem sido muito boa, mas, assim como o tráfego orgânico no Facebook, a tendência é que esse alcance também diminua com o tempo.

Dicas Sobre Como Otimizar seu Negócio Digital

Você que tem um negócio digital precisa se atualizar na mesma velocidade com a qual o mercado muda.

O volume de informações na web é exorbitante, o que nos deixa perdidos e sem saber qual conselho seguir.

Aqui, eu costumo gerar conteúdo com informação de qualidade para você aplicar nos seus negócios. Assine agora a nossa lista e acompanhe as nossas dicas mais privilegiadas.


Leonardo Angelos
Leonardo Angelos

Olá, meu nome é Leonardo Angelos e trabalho com marketing digital desde 2016. Foi amor a primeira vista. Assim como você estudei muito sobre o assunto e comecei a colocar cada uma das ideias em prática. Conheci grandes nomes como Érico Rocha, Victor Damásio, Gabriel Goffi, Murilo Gun e Bruno Romano. E hoje procuro contribuir para que outras pessoas que começaram assim como eu, sem saber nada, a ter o trabalho e a vida que sempre sonharam.

Deixe o seu comentário abaixo

Leave a Reply