Por muito tempo investindo em conversão do “assunto/título” para conseguir aumentar de 2 a 5 % da taxa de abertura, mas ainda sim a abertura continuava ali beirando os 33% ou até menos, dependendo da campanha. Isso sempre passava pela minha cabeça: “como assim?! Se eu preciso manter contato com a minha audiência, será que ninguém lê e-mail ou incluem e-mails secundários para se livrar dos meus e-mails?“. O que eu poderia fazer para manter uma audiência engajada?
Criei vídeos após o preenchimento do e-mail orientando o lead passo a passo de como encontrar o meu e-mail. Se não encontrar na caixa de entrada, procure nas caixas de spam. Se for Gmail, acesse a caixa de “promoções“. Enfim … todas as estratégias voltadas para a pessoa abrir uma campanha de e-mail e fazê-la perceber que os meus conteúdos entregues por e-mail são de qualidade.
Foi então participando de um grupo de mentoria que surgiu a ideia, a princípio diferente, de um dos convidados. Ele tinha acabado de testar uma nova ferramenta de captura de leads pelo Facebook e as taxas de abertura estão impressionantes, beirando os 90%. E o mais importante: as taxas de cliques estavam praticamente as mesmas ou superiores as taxas de abertura das campanhas de e-mail dele. Como assim?!?! Se eu tinha 33% de aberturas de e-mail, seria possível ter esses mesmos 33% em cliques?!
Foi aí que eu vi a solução de como conseguir manter uma audiência engajada. E a resposta eram os robôs de Facebook. Você já parou para pensar que mais de 62 milhões de brasileiros acessam diariamente o Facebook? E no mês 92 milhões de brasileiros olharam o seu Facebook pelo menos 1 vez. É praticamente metade da população do Brasil. Agora se a gente excluir da população brasileira quem é menor de 18 anos ou quem não sabe mexer no Facebook, praticamente todas as pessoas aptas a comprarem algum produto seu são as pessoas que estão conectadas nessa rede social.
Na hora que eu vi essa pesquisa, tudo fez sentido na minha cabeça e fui correndo lá pro Facebook começar a minha primeira campanha com o robô. Primeiro divulguei o link para as pessoas da minha lista se cadastrarem no robô do messenger e a partir daí comecei a coletar novos leads por ele. E aqui está o resultado desse investimento:
Então, como conseguir manter uma audiência engajada?
Simplesmente inove e faça diferente. Ontem foi o e-mail, hoje é com o robô do messenger e amanhã? Vamos continuar estudando e seguindo essa onde para não perder nenhuma novidade e estar sempre acompanhando o mercado.
Agora, se eu recomendo usar somente o Facebook? Com certeza não, por mais incrível que seja, é melhor sempre ter um plano B, porque nunca se sabe o dia de amanhã. Vai que o Facebook por algum motivo fique fora do ar ou até mesmo seja desativado? Você não quer ficar dependente apenas de uma ferramenta, correto?
Quer que eu te ajude nos seus negócios online? Acesse aqui e saiba mais como funciona o meu processo de consultoria.
Extra: Você já percebeu que as publicações em fã page não alcançam toda a sua audiência? E eu te disser que é possível apresentar o seu post para toda a sua audiência em apenas 5 minutos ao invés de esperar aparecer na linha do tempo das pessoas que te seguem? Pois é, se eu já tinha o robô, por que não usá-lo ao meu favor e enviar o link da publicação para todas as pessoas? É incrível como a “taxa de abertura” orgânica sobre absurdamente. Que tal fazer o teste?