A menor distância entre o cérebro de um humano e a verdade, é a história! – Anthonny de Melo

Você sabia que entregar conteúdo com uma boa história pode fazer uma diferença enorme na conexão com seus leads? Uma história chega a ter um impacto duas vezes maior do que uma mensagem comum, como uma simples frase de efeito.

A estratégia se chama “Storytelling”, mas como muitas pessoas procuram pelo termo Story telling, procurando informações relevantes sobre o assunto, resolvemos criar este artigo para facilitar a busca.

Você quer saber como ela pode melhorar seu engajamento? Esse artigo vai te ajudar. Vou te mostrar porque o story telling é poderoso e importante. Continue lendo!

A técnica do story telling

Você tem duas maneiras de convencer o mercado que seu produto é bom:

A primeira é criar uma apresentação sobre as características da sua mercadoria, mostrando racionalmente como elas ajudam no dia a dia.

A segunda é criar uma história sobre os benefícios e mostrar ao mundo como as pessoas resolvem seus problemas, ou alcançam uma solução, quando desfrutam do seu produto.

A segunda opção sempre convence mais. Você capta a emoção das pessoas e elas prestam mais a atenção no que você tem para dizer.

É por isso que a narrativa convence rápido. A história encanta e hipnotiza, enquanto o argumento cansa o cérebro e dispersa a concentração.

Lembre-se da propaganda da Omo com o slogan “porque sujar faz bem”.

O contexto do anúncio sempre era uma família feliz à mesa. A criança borrava a camisa, e a mãe, sorridente, lavava a roupa com o sabão em pó da marca. Essa é uma das principais peças da história da publicidade brasileira.

O story telling tem o poder de persuadir e conectar

Segundo uma pesquisa do IBOPE e-commerce, mais de 47% dos clientes procuram informações sobre os produtos antes de comprá-lo. Mas o que isso tem a ver com Story telling?

Os seus clientes não querem mais ouvir de você o quanto a sua empresa é boa e outras promessas (que podem soar vazias demais). Eles precisam saber como você impactou outras pessoas.

Os clientes compram por dois motivos:

  1. Solução para os problemas;
  2. Promessa de que tal coisa te dará prazer.

O story telling é uma estratégia de persuasão, porque mostra, por meio de histórias, quais são as suas ideias ou benefícios.

A intenção é sempre levar o ouvinte ou o leitor a tomar uma ação. Essa iniciativa pode ser comprar um produto, se cadastrar na sua lista de emails, baixar um e-book…

No marketing digital, os leitores se conectam mais com as histórias do que com “apenas” informações ou estatísticas “frias”.

A narrativa prende por mais tempo a atenção do lead. Por esse motivo, o story telling é bastante utilizado em vídeos. Além disso, o conteúdo tem mais chance de ser lembrado pela sua audiência.

Porque a história convence

É provável que essa conexão do leitor com a história tenha a ver com a experiência prática.

É como uma inspiração: todos nós temos uma pessoa em quem nos inspiramos e, por isso, usamos a história dela como motivação para a nossa.

Talvez, a conexão que exista entre o story telling com a conversão de leads em clientes, seja a possibilidade de alcançar o mesmo que a pessoa conseguiu na história contada, ou até mesmo evitar a dor que a pessoa da história passou.

Um estudo da Forrester Research mostrou que 88% dos executivos, ou responsáveis pela tomada de decisão de uma empresa, preferem uma conversa do que vendas agressivas.

É bom saber que isso não vale apenas para os executivos, mas para a maioria do público. Então, confira algumas dicas para criar um story telling, indiscutivelmente, persuasivo.

Dicas para criar uma história impossível de ser ignorada

Criar uma história encantadora não é uma tarefa que se faça em uma única rabiscada. Às vezes são escritas e reescritas, até se chegar ao texto “perfeito”.

No mínimo, você precisa conhecer sua audiência e dominar a base do processo narrativo, que é o começo, meio e fim.

Entretanto, eu organizei algumas dicas que já te colocam no meio do caminho. Siga cada uma delas para criar histórias que conectam e geram leads. Vamos lá?

  • Defina um problema como ponto de partida. Por exemplo, João veio de família pobre…
  • Desenvolva o processo de superação. Ou seja, João veio de família simples, mas estudou, trabalhou duro…
  • Apresente um conflito nesse processo. Isso significa dizer que João lutou, mas por conta das dificuldades, teve vontade de desistir, mas seguiu em frente.
  • Agora mostre a vitória e conquiste o coração do lead. Por exemplo, João veio de família pobre, mas lutou duro e, apesar da vontade de desistir, ele continuou e agora vive o sonho que sempre quis.

E aí, você está pronto para usar o Story telling?

Sua história deve ter o objetivo de mostrar ao lead que, assim como João, ele pode dar a volta por cima, com força de vontade e persistência Essa tem que ser sua mensagem final.

Agora eu preciso saber o seguinte: o que você achou deste conteúdo? Você tem interesse  em aprender outras técnicas de persuasão?

Então, comente aqui embaixo e se cadastre no blog para receber conteúdos exclusivos sobre a arte de persuadir, em primeira mão!


Leonardo Angelos
Leonardo Angelos

Olá, meu nome é Leonardo Angelos e trabalho com marketing digital desde 2016. Foi amor a primeira vista. Assim como você estudei muito sobre o assunto e comecei a colocar cada uma das ideias em prática. Conheci grandes nomes como Érico Rocha, Victor Damásio, Gabriel Goffi, Murilo Gun e Bruno Romano. E hoje procuro contribuir para que outras pessoas que começaram assim como eu, sem saber nada, a ter o trabalho e a vida que sempre sonharam.

Deixe o seu comentário abaixo

Leave a Reply

Your email address will not be published.